Sejam bem vindos :D

Olá olá! Obrigada desde já por clicarem nos meus links e acabam por vir aqui ter. Espero que tenham paciência para me aturar e que se divirtam acima de tudo. Na realidade aqui fala-se de tudo e não se aprende grande coisa, mas cultiva-se um certo amor e culto aos vernizes, às roupas, aos cremes, aos batons e afins que partilham o dia a dia connosco! Sintam-se bem por aqui, façam de contas que estão em vossa casa ;)
beijinhos

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dexter - opinião :)

Olá amores,
tudo?
Sim?
Óptimo!


Hoje  o post é diferente e vai ser o primeiro de uma rúbrica que começa agora no blog. Como já devem ter reparado, acima eu tenho um separador que diz "livros/filmes/ séries". Pois bem, aqui vocês vão ter acesso à minha opinião sobre as séries que vou vendo, assim como sobre os filmes e sobre os livros. Resolvi juntar os temas por achar mais simples e assim fica tudo junto. Em suma o conteúdo será sempre uma pequena sinopse e com a minha opinião pessoal acerca da série, do filme ou do livro em questão.

Começo com a série Dexter:


Comecei a seguir esta série no ano de 2006, brilhantemente interpretada por todos os actores mas em especial pelo sr da foto - Michael C Hall, e rapidamente me apaixonei pelo argumento.
Dexter, é o nome do personagem central da história, sendo também o nome da série. A série conta-nos a vida de Dexter que trabalha com analista forense especializado em padrões de dispersão de sangue, juntamente com a sua irmã Debra na policia de Miami. Porém, Dexter é também um serial killer que teve a sorte do pai - Harry , ao perceber a psicopatia do filho, que lhe ensina um código:"código Harry", onde Dexter aprende a canalizar a sua vontade de "caçar" e matar. Desta maneira, ele procura, persegue e investiga outros assassinos que tiraram a vida a pessoas inocentes. Nesse mesmo código, Dex (como é carinhosamente chamado pelas outras personagens) aprende a matar sem deixar rasto, vestígios e sem ser nunca descoberto. Neste código, estava também implicita a aprendizagem em viver e conviver em sociedade criando uma empatia fingida com todas as outras pessoas. Desta forma Dexter consegue enganar todas as pessoas À sua volta, e alimentar o seu "dark passenger", ou seja a sua vontade de matar.


Ao longo das temporadas,  o seu lado sombrio é fortemente agredido por todas as transformações que vão acontecendo na vida de Dexter. Todas as essas situações acabam por fortalecer o seu disfarce: Dexter tem uma namorada, casa, tem um filho, relaciona-se com outras pessoas. Tudo está interligado, e ao longo das temporadas vemos o Dexter crescer e aprender a gerir o seu tempo e a sua necessidade de matar. É neste crescimento que vemos o lado humano que afinal existe em Dexter, o que faz dele um psicopata especial e diferente, com um sentido de justiça, com sentido do bem e do mal e capaz de amar os outros, mas que não consegue deixar de matar.


A série teve o seu término em 2013 ao fim de 8 anos de grandes episódios, de suspense, piadas geniais, deixando em aberto o que acontece de facto com o verdadeiro Dexter.

Na minha opinião:

A série foi muito bem escrita, os cenários eram bem construídos, em termos de fotografia era excelente. As interpretações dos actores foram muito muito bem conseguidas, manifesto a minha preferência pela Debra (Jenifer Carpenter) e pelo Dexter ( Michael C Hall) que tiveram prestações brilhantes. Os personagens são todos muito bem escritos, determinados e engraçados. Adorava cada vez que a Debra se passava e dizia tudo seguido de asneiras, bem como o olhar do Dexter cada vez que não gostava de uma situação mas tinha de sorrir. Gostei da forma como foi seguida, a série é narrada do inicio até ao fim pelo personagem principal, o que torna os pensamentos do Dexter vs expressões faciais muito mais hilariantes, subtis e compreensíveis. Permitindo ao espectador entrar na mente do personagem, pensar e sentir como ele, criando uma ligação especial e com as duas faces do Dexter - a de boa pessoa e a de serial killer.
Gostei de todas as temporadas, o enredo foi muito bem escrito, muito bem dirigido, a forma como as personagens se encaixaram foram perfeitas. A mudança que existe em cada uma das personagens em momentos diferentes são interessantes e deram imensa dinâmica à série. 
Infelizmente a única temporada que me deixou descontente foi a última. Achei o inicio e o meio muito interessantes, porque tudo foi mexido com o regresso de uma personagem muito importante para o Dexter. E houve imensas mudanças inesperadas. Lamentei a perda de uma personagem que infelizmente merecia um final feliz, e que arrastou o Dexter. Mas fiquei triste com o fim, apesar de ser um fim sentido. Na realidade ficámos com um fim vazio do Dexter, ficámos com aquilo que se passou dentro dele no momento em que perde uma pessoa importante. O momento em que ele decide não continuar o seu dom, ficou o vazio.

Obviamente, entendo o que os roteiristas fizeram, porém acho que o Dexter, sendo uma personagem tão adorada pelos seus fãs, merecia um final épico. Depois ficámos com personagens penduradas e sem fim, como por exemplo o próprio filho do Dexter.

De qualquer forma, penso que deviam ver a série, obviamente se forem muito sensíveis a imagens de sangue é melhor não verem , ou tapam os olhos :) . Mas e ainda assim recomendo a série, porque é extermamente inteligente e fora do comum.

E vocês seguem Dexter?
Já viram tudo?
Nunca viram a série?
Que têm a dizer do tema?

Beijinhos

Áurea

2 comentários:

  1. Olá Áurea!

    Eu vi a série também. Até à 4º temporada acho que foi perfeita depois dessa tenho de discordar de ti. Infelizmente acho que foi perdendo a essência da série e que cada temporada seguinte parecia mais forçada. Contudo, a que gostei menos foi mesmo a última! Acho que depois de 8 anos em que criaram uma legião tão grande de fãs, o final foi sem "amor" pelos fãs. Não gostei mesmo nada, mas não fico arrependida de ter visto a série, gostei bastante da ideia em que a série foi feita e dos princípios que transmitiu.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu vi a série durante anos, desde que começou, e o final logo quando saiu...mas fiquei mesmo descontente, esperava mesmo outro final! :/
    bjinho

    ResponderEliminar

Olá,
deixa a tua opinião, fico à tua espera!

Beijinhos :)